sexta-feira, 14 de agosto de 2015

QUER VENCER A CRISE? PREPARE-SE!

A despeito dos depoimentos da nossa Excelentíssima Presidenta e sua trupe, tentando mascarar a atual situação político-econômica pela qual estamos passando, fato é: estamos passando por uma crise sim!
Para você que está me lendo neste exato momento tenho uma notícia boa e uma ruim. A boa é que, como tudo na vida, essa crise não durará para sempre. A ruim é que depois que essa crise terminar não tardará para enfrentarmos outra logo à frente. Estamos cansados de ouvir que “depois da tempestade vem a bonança”, o que é a mais pura verdade. O que não te contaram – e cabe a mim te contar -  é que depois da bonança sempre existirá outra tempestade à nossa espera.
Em um mundo mais globalizado a cada dia, torna-se cada vez mais difícil as nações passarem por um período prolongado de prosperidade. A crise pela qual estamos passando no presente momento é de responsabilidade única e exclusivamente tupiniquim. Mas não é preciso nenhum grande exercício de elucubração para supor que daqui a um ano ou dois, os Estados Unidos passem por alguma crise. Qual seria o resultado disso? Crise no Brasil! E se for a Europa? Crise no Brasil! E a Argentina? Crise no Brasil! E se for a China, Índia ou algum outro país dos BRICS? Crise por aqui também!
O mundo em que vivemos está desenhado de tal forma que qualquer elo da corrente que arrebente causará problemas para a corrente inteira. Ou seja, mesmo quando não formos os causadores da crise – como somos agora- pagaremos pelos erros de algum governante em algum lugar do mundo. E com tantos governantes incompetentes espalhados mundo a fora não é questão de “se”, mas sim “quando” a próxima crise baterá a nossa porta.
Longe de mim querer ser o profeta do Apocalipse, muito menos quero te desanimar quanto ao futuro com minhas “profecias catastróficas”. Meu único e exclusivo intuito ao escrever este artigo e compartilhar com você a minha visão sobre as crises e o mundo que vivemos é te abrir os olhos para o que precisamos fazer se não quisermos viver à mercê do momento econômico pelo qual está passando o mundo e, em particular, o Brasil!
Daqui a pouco esta crise irá passar! O que faremos de agora até o momento que se inicie a próxima crise é que fará a diferença entre os que prosperarão e os que ficarão pelo caminho.
Como diria o megainvestidor Warren Buffett “O que aprendemos com a História é que as pessoas não aprendem com a História.”. Se almejamos não apenas sobreviver, mas sim vencer essa e outras dificuldades que ainda estão por vir, uma das coisas que precisaremos fazer é aprender.
Aprender com os nossos erros, aprender com os erros alheios. Aprender com a História! Você deve estar se perguntando: E se fizermos isso, iremos conseguir vencer a próxima crise? Iremos conseguir superar a concorrência? Fazendo isso conseguiremos atingir nossos objetivos?
Sei que você gostaria de ouvir de mim um sonoro “Sim!”, mas com toda sinceridade do mundo, eu te respondo: “Eu não sei!”. Eu não tenho bola de cristal, eu não prevejo o futuro: eu não sou economista!
O que eu sei e posso afirmar com toda a convicção é: Preparar-se para o futuro não te garante o sucesso, mas não se preparar para ele é garantia de fracasso na certa.

Samuel Magalhães é Consultor Financeiro, Palestrante, fundador do Portal www.invistafacil.com e do instagram @oinvestidor.

# Compartilhar :

Tecnologia do Blogger.