quinta-feira, 9 de julho de 2015

QUAL A SUA MENTALIDADE FINANCEIRA?

A palavra dinheiro tem muitos significados. Significados diferentes para pessoas diferentes. Mas uma coisa é comum a quase todo mundo: a necessidade de dinheiro. Quer seja para fazer as compras do supermercado, pagar a prestação da casa e do carro ou fazer à tão sonhada viagem, fato é que precisamos de capital para realizar nossas necessidades. O que muitas pessoas não se dão conta é que um dos fatores fundamentais para o nosso sucesso financeiro é nossa mentalidade financeira. Ou seja, nosso modelo mental de dinheiro: o que pensamos sobre dinheiro e as pessoas que o possuem.
Reflita um pouco e seja sincero na resposta- afinal, só você estará ouvindo-: qual imagem você tem de pessoas ricas? Quando você pensa em um empresário bem-sucedido, que imagem te vem à mente?  Como é essa pessoa? Será que é uma boa pessoa? Ou não? Será que contribuem para a sociedade? Ou será que mais a prejudicam? São pessoas generosas ou gananciosas? O mundo seria melhor ou pior sem eles?
Assustou-se com as respostas? Elas te darão uma mostra de como você vê essas pessoas. É a partir daí, que você saberá como anda sua mentalidade financeira. Por que é preciso saber disso? A esmagadora maioria da população tem uma mentalidade negativa sobre riqueza. Boa parte delas nem se dá conta disso. São essas pessoas que nunca dão passagem para carros de luxo no trânsito e olham atravessado quando alguém bem vestido adentra ao mesmo recinto. Elas fazem isso inconscientemente.
Mudar nossa visão sobre dinheiro é o primeiro passo para que ele comece a entrar na nossa vida. Toda realização no plano físico, começa com seu equivalente psicológico. Ou seja, se você espera ter mais dinheiro em sua vida, precisa primeiro ter uma visão positiva sobre a riqueza, pensando nos benefícios que ele proporcionará para você e para a sociedade. Somente a partir daí, o fluxo do dinheiro caminhará em sua direção. Como você espera ter dinheiro se vê as pessoas que o possuem como a escória da sociedade? Pense assim e ele nunca chegará até você. Mude seu pensamento e terá dado o primeiro passo para mudar sua história financeira.
Quando questionadas sobre como as pessoas veem o dinheiro, todas respondem que é algo muito bom, que o querem para sua vida. Dizem que os recursos financeiros são fundamentais para seu bem-estar e felicidade. Porém, quando peço para responderem as perguntas do questionário acima, elas ficam chocadas. Surpreendem-se com as próprias respostas. Somente aí é que se dão conta do modelo negativo que carregaram a vida toda sobre riqueza. Como você quer fazer parte do clube dos ricos se pensa mal deles?
Não estou aqui para defender as pessoas ricas. Da mesma maneira que existe um monte de gente pobre que não vale o que tem no bolso, existe um monte de gente rica que também não vale lá muita coisa. O que você precisa entender é que a riqueza em si não é boa nem ruim. Porém, ela potencializa o caráter das pessoas que a possuem. Se você for uma pessoa generosa, a riqueza te tornará ainda mais generoso. Se você for uma pessoa egoísta, ela te tornará ainda mais egoísta.
Amplie seus horizontes e desenvolva uma nova mentalidade financeira. Assim, você irá trabalhar seu inconsciente para aceitar de bom grado o fluxo de dinheiro para a sua vida, ao invés de afastá-lo de você devido a um modelo mental distorcido.

O autor: Samuel Magalhães é Consultor Financeiro, Palestrante e Fundador do Portal www.invistafacil.com

# Compartilhar :

Tecnologia do Blogger.